quinta-feira, fevereiro 23, 2006
Em Jogo
Agenda setting no jornalismo esportivo brasileiro
Esse é um dos vários jargões jornalísticos, que nós “futuros” profissionais, aprendemos e escutamos dentro salas de aulas. Uma rápida definição: “agenda setting é um tipo de efeito social da mídia que compreende a seleção, disposição e incidência de notícias sobre os temas que o público falará e discutirá.” (Razón y Palabra, link)
Ou seja, é quando o jornalista se vê na posição de escolher qual será o assunto que deve ser publicado, qual será o tema do momento. Não entrarei no mérito da discussão, quanto a correção de atitudes como essa, mas apenas uma análise de como isso se tem dado no esporte brasileiro. Leia mais...
Esse é um dos vários jargões jornalísticos, que nós “futuros” profissionais, aprendemos e escutamos dentro salas de aulas. Uma rápida definição: “agenda setting é um tipo de efeito social da mídia que compreende a seleção, disposição e incidência de notícias sobre os temas que o público falará e discutirá.” (Razón y Palabra, link)
Ou seja, é quando o jornalista se vê na posição de escolher qual será o assunto que deve ser publicado, qual será o tema do momento. Não entrarei no mérito da discussão, quanto a correção de atitudes como essa, mas apenas uma análise de como isso se tem dado no esporte brasileiro. Leia mais...